Propriedades físicas e químicas:

 

O n-hexano é um líquido incolor, volátil, inflamável e de cheiro desagradável, pouco solúvel em água, mas solúvel na maioria dos solventes orgânicos, incluindo etanol e éter.

Formula química: C6 H14

ü     Massa Molecular: 86.177

ü     Sinónimos: Hexil hidróxido, hexano, skellysolve B, dipropil, Gás 110-54-3

ü     Ponto de ebulição: 68.7º C

ü     Ponto de fusão: -95º C

ü     Ponto de inflamação: -21º C

ü     Temperatura de autoignição: 261º C

ü     Densidade relativa (água=1): 0.66

ü     Densidade de vapor (ar=1): 3

 

CAS (Chemical Abstracts Service) nº 110-54-3

O n-hexano sendo extraído do petróleo bruto e do gás natural é um hidrocarboneto alifático saturado, o maior componente da gasolina e de uso comum como solvente.

 

O n-hexano é um produto estável, em condições normais de emprego. O calor pode causar instabilidade química favorecendo a sua decomposição e assim, libertar gases e vapores tóxicos como o monóxido de carbono. Pode fazer reacção com agentes oxidativos fortes, decompondo-se e causando incêndio e explosões. Não ataca os metais, mas sim os plásticos, colas e alguns revestimentos.

É portanto um produto que pertence à classe 3, classificado como inflamável e asfixiante pela NFPA (National Fire Protection Association).

 

O n-hexano purificado contém de 95 a 99,5% de n-hexano, juntamente com pequenas quantidades de impurezas, como outros isómeros de n-hexano.

O n-hexano comercial é a mistura de isómeros de n-hexano (2-metilpentano, 3-metilpentano, 2,3-dimetilbutano), ciclohexano, metilciclopentano e pequenas quantidades de pentano e isómeros de heptano, acetona, metil e acetilacetona, diclorometano e tricloroetano. O n-hexano contido no n-hexano comercial varia entre 20 a 80%. 

 

·        Usos:

O n-hexano tem diversos usos comerciais, sendo constituinte de solventes, colas, lacas e adesivos, é também usado na indústria de borracha, indústria têxtil, indústria mobiliária e processamento de alimentos, incluindo a extracção de óleo vegetal, feijão, soja, amendoim, açafrão, sementes de linho, caroço de algodão e germe de trigo. É ainda utilizado nas formulações de tintas como produto de limpeza onde se exige um solvente de rápida evaporação. Na indústria do petróleo, é largamente utilizado como solvente. Nos laboratórios químicos usa-se n-hexano de elevado grau de pureza.

 

·        Armazenamento:

Deve ser armazenado em local ventilado, evitar exposição a temperaturas elevadas, sol e chuva. Manter afastado de ácidos e oxidantes fortes.

 

·        Em casos de derramamento:

Absorver com areia ou terra e transporta-la em recipientes fechados para um local seguro, para posteriormente serem queimados.

 

·        Em casos de incêndio:

Como meio de extinção utilizar CO2, espuma para hidrocarbonetos ou pó químico e nunca água com jacto forte e espuma para álcool.