Aplicações


 
 
 

 

A utilização do alumínio excede a utilização de qualquer outro metal, com a excepção do ferro, tendo uma enorme importância na economia mundial1,2.

O alumínio é, largamente, utilizado em indústrias que requerem material resistente, leve e facilmente moldável3,4.

As aplicações do alumínio são as seguintes:

*     Meios de transporte (automóveis, aviões, barcos, bicicletas);

*     Empacotamento (latas de bebidas, folha de alumínio usada nas embalagens de alimentos);

*     Tratamento da água (usado como agente coagulante);

*     Construção civil (janelas, portas e decoração);

*     Medicina (antiácidos e alguns analgésicos)

*     Variados utensílios (ferramentas e utensílios de cozinha);

*     Linhas de transmissão eléctrica (apesar da sua condutividade eléctrica ser apenas 60% da do cobre, é muito usado nas linhas de transmissão eléctrica devido ao seu baixo peso);

*     Maquinaria (importante para equipamentos resistentes à corrosão);

*     Engenharia aeronáutica (as amálgamas do alumínio com outros metais têm uma importância vital na construção de aviões e foguetões);

*      Propelentes e explosivos;

*      Material dentário;

*      Revestimento de espelhos de telescópios;

*      Brinquedos;

*      Sinais de trânsito;

*      Indústria do papel 1,2,3,4,5.

 

Alumínio no transporte aéreo A indústria de aviação comercial nunca teria se desenvolvido sem o alumínio. As amálgamas de alumínio conseguem suportar as altas pressões e turbulências, que se atingem em voos de alta altitude. O alumínio compreende à volta de 89% do peso do avião descarregado. Um “Boeing 747 jumbo” contém aproximadamente 75 toneladas de alumínio. A estrutura de um “Space shuttle” tem 90% de alumínio.

Alumínio no transporte rodoviário O alumínio, sendo um material muito resistente, é usado na produção de automóveis e afins. Em caso de um acidente, o alumínio da estrutura do automóvel vai absorver parte da energia do choque, poupando assim os ocupantes do veículo. Os componentes com alumínio podem atingir os 1800 Kg do peso de um camião.

 

 

Alumínio no transporte marítimo e ferroviário – Os comboios, metropolitanos, barcos e navios têm alumínio na sua constituição.

Alumínios na construção – Muitos produtos com alumínio são usados na construção de uma nova habitação ou na sua remodelação. O     alumínio é preferível em relação a outros metais, devido à sua resistência à corrosão, durabilidade e baixo peso. As novas tecnologias de energia solar, utilizam também o alumínio para a construção dos painéis. A maioria do alumínio usado para estes fins é reciclável.

Alumínio na cozinha muitos dos utensílios de cozinha contêm alumínio, como sejam as panelas. Estas perdem apenas 7% do calor que recebem, transmitindo 93% aos alimentos no seu interior.

Alumínio nas embalagens O alumínio é usado extensivamente para a protecção, armazenamento e preparação de alimentos e bebidas (cerca de 95% das cervejas e bebidas carbonadas são embaladas em latas com alumínio). Este metal pode formar finas películas, que são leves e resistentes, constituindo uma boa barreira para preservar alimentos, cosméticos, produtos farmacêuticos. As embalagens com alumínio são higiénicas, facilmente esterilizáveis e recicláveis, protegendo os produtos da luz, de odores, de bactérias, de líquidos.

Alumínio na águaA OMS reconheceu os efeitos benéficos do alumínio, usado como coagulante, no tratamento de águas residuais, com o objectivo de remover os sólidos coloidais e os microorganismos.

 

Bibliografia:

 

1.       Klaassen, C.D.; Casarett & Doull´s Essentials of Toxicology. McGraw-Hill, 2003.

2.       http://en.wikipedia.org/wiki/Aluminium

3.       http://pearl1.lanl.gov/periodic/elements/13.htlm

4.       http://www.intox.org/databank/documents/chemical/alumsalt/ehc194.htm#SectionNumber:1.1

5.       http://www.world-aluminium.org/applications/index.htlm

 

 


Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto - Novembro de 2006