Informações ao doente


A sinvastatina mostrou maior eficácia na diminuição das lipoproteínas LDL quando administrada à noite, comparativamente à toma matinal. Esta conclusão baseia-se na análise de sete ensaios clínicos efectuados pelo “The Nacional Cholesterol Education Programe” (NCEP) nos EUA.


Este fármaco pode causar defeitos no feto. Não use sinvastatina se está grávida. Informe imediatamente o seu médico se engravidou durante o tratamento. Utilize um contraceptivo eficaz durante a medicação.

Não se sabe se a sinvastatina é excretada no leite materno, por isso não tome sinvastatina sem informar o seu médico que está a amamentar.

A sinvastatina não pode ser dada a crianças com menos de 10 anos de idade. Não tomar sinvastatina caso tenha doença hepática.

Não use este fármaco se é alérgico à sinvastatina, se está grávida ou amamenta ou se tem doença hepática. Antes de iniciar o tratamento com sinvastatina, informe o seu médico se é alérgico a algum fármaco ou se tem:
diabetes;
problemas na tiróide;
doença renal;
desordem muscular.
Se tem alguma destas condições, não poderá usar sinvastatina, ou terá que ajustar a dose ou ser monitorizado durante o tratamento. Evitar comer alimentos ricos em gorduras ou em colesterol. A sinvastatina não será tão eficaz a reduzir o colesterol caso não se siga uma dieta controlada.


www.pescarte.com.br


Evite ingerir álcool aquando da medicação com sinvastatina, pois o álcool pode aumentar os níveis de triglicerídeos e danificar o fígado enquanto estiver a tomar sinvastatina. As uvas e os sumos de uva podem interagir com a sinvastatina e conduzir a efeitos adversos perigosos. Não aumente nem diminua a quantidade de produtos á base de uva da sua dieta sem primeiro consultar o seu médico. Há drogas (incluindo vitaminas, minerais, produtos herbais e outros medicamentos) que podem afectar a acção da sinvastatina, por isso é importante que o médico saiba toda a medicação que o doente está a tomar, antes de prescrever a sinvastatina. Nunca começar a tomar outro medicamento, sem primeiro avisar o médico.




Como devo tomar sinvastatina?

Tome a medicação tal como lhe foi prescrita

Tome sinvastatina com um copo cheio de água.

A sinvastatina é, normalmente, tomada antes de dormir ou ao jantar. Se tem que tomar sinvastatina várias vezes ao dia, faça-o às refeições. Siga as instruções dadas pelo médico. Para garantir que a medicação está a ser benéfica, o seu sangue deverá ser analisado regularmente, assim como a função renal. Não falte a nenhuma consulta médica estipulada. A sinvastatina é apenas uma parte do programa de tratamento que também inclui dieta, exercício e controlo de peso. Poderá necessitar de sinvastatina a longo prazo para o tratamento de colesterol elevado.

Guarde a medicação à temperatura ambiente, protegida da humidade, calor e luz.




O que acontece se me esquecer de tomar uma dose?

Tome a dose esquecida logo que se lembre. No entanto, se for perto da próxima dose omita a dose esquecida e tome a próxima como estipulado.




O que acontece se tomar doses a mais?

Procure o seu médico.
Pensa-se que uma overdose de sinvastatina não causará sintomas que ponham a vida em risco.

Procure o seu médico se verificar o aparecimento de algum destes sinais de reacção alérgica: irritação; dificuldade respiratória; inchamento da cara, lábios, língua ou garganta.

Interrompa o tratamento e procure de imediato o seu médico se tiver algum dos seguintes efeitos secundários graves: dor muscular, fraqueza associada a febre ou sintomas de gripe, urina com coloração escura. Continue o tratamento, mas consulte o seu médico caso detecte algum dos seguintes sintomas: dor no estômago, náusea; obstipação; diarreia.